Na noite desta segunda-feira (09), aconteceu mais uma etapa das audiências públicas previstas para a implantação das Bacias de Detenção no Rio Palmital.
Com o tema: Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Ambientais, nesta etapa, o público da audiência foram os gestores públicos em evento que reuniu, além do prefeito Helder Lazarotto e do vice-prefeito Professor Alcione, também participaram os secretários municipais, diretores e comissionados da gestão municipal e os vereadores Giovane Strapasson, Osmair Possebam, Joel Bueno e Sidnei Campos.
Representando o Instituto Água e Terra – IAT, o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, José Luiz Scroccaro falou dos desafios e benefícios que a implantação das Bacias representa. Também, falando pelo IAT, o gerente de Saneamento, Carlos Aberto Galerani apresentou o histórico e a descrição da obra em andamento.
O secretário municipal de Meio Ambiente José Vicente de Lima destacou a importância do acompanhamento da sociedade, principalmente das comunidades diretamente ligadas ao entorno da obra, lembrando que esta é uma obra que influencia e beneficia toda a cidade e municípios vizinhos.
O Arquiteto e Urbanista André Lucas discorreu sobre os papeis que a Gestão Municipal, Estado e União cumprem na execução de programas ambientais, a necessidade do controle social e a sensibilização da população entre outros aspectos.
Segundo as professoras Michele Mocelin e Dalva Simone Strapasson, que coordenam o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a colaboração recebidas da Defesa Civil, Secretarias da Saúde, Educação e da Assistência Social, da empresa Engezzi e entidades da sociedade civil, tem sido fundamental para o desenvolvimento do Projeto Socioambiental, necessário para a implantação das bacias de retenção.