Escola de Gestão Pública

Prefeitura de Colombo por meio da Escola de Gestão Pública promove 1° Seminário Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Escola de Gestão Pública em parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Associação de Autistas de Colombo e o Centro de Desenvolvimento Infantil Neurokids, promoveu o 1º Seminário de Transtorno do Espectro Autista, nesta sexta-feira (12/04), no auditório da Regional do Maracanã.

O momento formativo contou com a participação de 10 especialistas, que compartilharam seus conhecimentos e experiências em um dia inteiro de estudos, totalizando 8 horas de aprendizado.

Com o objetivo principal de promover a conscientização da comunidade e incentivar a inclusão e o respeito à diversidade, o seminário abordou diversos aspectos do TEA, como diagnóstico, tratamento, inclusão social e os desafios enfrentados pelas pessoas com autismo e suas famílias.

“É o segundo movimento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril. O primeiro foi a Caminhada Pró Autismo – Valorize as capacidades e respeite os limites que reuniu famílias e amigos comprometidos e sensibilizados com a causa. Estas ações são mais do que gestos simbólicos, são atos de conscientização e inclusão. Ao investir em eventos como esses, a Prefeitura Municipal não só educa a comunidade sobre o autismo, mas também mostra seu compromisso em tornar o município mais inclusivo e acessível para todos”. Concluiu a Professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública de Colombo.

Na oportunidade foi comemorado o aniversário da escola que completou 3 anos na última segunda-feira, dia 08/04.

“Esse seminário tem um significado muito especial para a Escola de Gestão Pública porque concretiza o motivo pela qual ela foi sonhada e criada pela gestão Helder Lazarotto. Instituída pela LEI Nº 1.571 de 08 de abril de 2021 a Escola de Gestão Pública do Município de Colombo completou nesta semana 3 anos de atuação entendendo que cumpre a cada formação sua missão, viabilizando capacitação, formação, atualização e desenvolvimento dos servidores públicos, proporcionando o crescimento profissional e pessoal, ampliando seu potencial na prestação de serviços e na gestão tanto de pessoas, quanto de resultados. Parabéns a todos que fazem parte desta história”. Comemorou Jucilene França, Coordenadora Administrativa da escola.

Prestigiaram o evento, Helder Lazarotto, Prefeito de Colombo; Elis Lazarotto, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social; Greice Bodziak, Procuradora Geral do Município; Dolíria Strapasson, Anderson Prego, Joel Bueno, Osmair Possebam, Nando Silva, Vereadores da Câmara Municipal de Colombo e Kaio Augustus Santos Vereador do Município de Quatro Barras; Luciane Dala Valle, Secretária Municipal de Educação, Marilda Zanoni, Secretária Municipal de Saúde; Ademir Garcia, Secretário Municipal de Governo; Michel Cecon, Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude; Professora Valdinéa Souza, Diretora da Escola de Gestão Pública; André Luiz dos Santos, Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho; Alexandre Beleza, Coordenador Regional CIEE/PR; Grazieli Nicolini de Souza, Diretora Geral do Centro de Desenvolvimento Infantil NeuroKids; Adriana Mendes, Presidente da Associação dos Autistas de Colombo; Jeizila Bueno, Representante da Comissão da Pessoa com Deficiência; Natanael Zarantonelli, Diretor Geral da LGN Centro de Saúde e Reabilitação; Professora Léa Bittencourt, Representante do Projeto Me Representa, Professor Claudinei Duarte, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo; Evelin Sedeski, Representante do Instituto Olhar Solidário; Dra Ellen Martins Teodoro, Representante da Universidade das Assembleias de Deus; Vânia Machado, Representante do Núcleo Regional Área Metropolitana Norte; Representantes das associações de autistas dos municípios vizinhos: ATERNE – Associação TEA-tecendo Redes para a Neurodiversidade de Piraquara e TEAmo Autista de Campina Grande do Sul.

Pular para o conteúdo