+DestaquesEm destaque hoje

Prefeitura de Colombo remodela e impulsiona o setor turístico

Desenvolver e criar novas potencialidades através de ações conjuntas e parcerias são as metas iniciais para fortalecer o turismo local

Com o objetivo de triplicar o número de visitantes no município ainda neste ano, fortalecer e estruturar o setor em Colombo, o Departamento de Turismo da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho iniciou o ano com muito trabalho. O setor que projeta a imagem da cidade e tem por tradição a produção através da agricultura familiar, as igrejas centenárias, as belezas naturais e a boa culinária, é responsável pela geração de empregos e renda para os colombenses.

Nos primeiros dias do ano e da nova gestão na Prefeitura, a ordem é estabelecer formas de atuação conjunta dos setores para otimizar os esforços e garantir avanços. Na última semana, segundo o Diretor de Turismo, Nelson Goulart, foram definidas parcerias importantes que vão fortalecer a atração de grandes públicos, que consequentemente trará fortalecimento ao setor. “Com o Departamento de Esportes e o Departamento de Turismo estamos construindo um plano de ação conjunto que oportunamente vamos apresentar o projeto mais amplo. Mas, inicialmente com estes setores temos o Cicloturismo, que hoje tem uma presença forte no município e a Feira do Produtor Rural, que será realizada sempre nas manhãs de domingo, no Bosque da Uva e contará com o envolvimento do Departamento de Cultura. Aos poucos outros setores serão incorporados,” disse o diretor.

Grutas de Bacaetava

Um dos maiores atrativos no Circuito Italiano de Turismo Rural, as Grutas de Bacaetava, já está com o calendário de visitação estabelecido para todo o ano, com todas as datas em que o Parque estará aberto e a reabertura está prevista para o dia 05 de Fevereiro como parte das comemorações do Aniversário da Cidade.

No Morro da Cruz, a Prefeitura está em fase de negociação com o proprietário do imóvel através do qual se dá o acesso àquele ponto turístico. O objetivo é melhorar as condições de visitação no local.

Mais Ações

Um aplicativo que está em fase de produção, vai permitir que pessoas acessem informações sempre atualizadas sobre o Turismo em Colombo, que deverá ser lançado em breve. Ainda no primeiro semestre, deve acontecer a licitação para colocação de pontos de ônibus em todo o circuito. “Também estivemos em reunião com o Presidente da Paraná Turismo, o Sr. Jacob Mell, levando nossos projetos e pedindo a parceria com aquele órgão. Já reativamos o Conselho Municipal de Turismo, o CONTUR, que teve sua primeira reunião. O trabalho do Conselho é muito importante para o desenvolvimento do Turismo na nossa cidade e para a obtenção de apoio das esferas de governo estadual e federal. E enfim, estamos trabalhando forte para fazer avançar na nossa cidade o Turismo e triplicar o número de visitantes na nossa cidade ainda esse ano”, concluiu Goulart.