Prefeitura debate Plano de Enfrentamento aos Eventos Climáticos

A ação visa definir estratégias para implementação de políticas preventivas para redução e gestão de riscos como deslizamentos, inundações e outros eventos

Estabelecer ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos. Foi esse o assunto debatido durante a 1ª Reunião Técnica de Alinhamento para Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR Colombo.

“Tivemos dias de muitas chuvas que causaram muitos danos ao município e, principalmente, para a nossa população. E com a chegada do verão, as tempestades podem acontecer com mais frequência. Por isso, estamos nos antecipando e mobilizando as secretarias envolvidas para minimizar e/ou reduzir os impactos”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Planejamento, Keli Coradin.

O encontro, que aconteceu nesta terça-feira, 05, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, para definir Políticas preventivas para redução e gestão de riscos como deslizamentos, inundações e outros eventos. A meta da Prefeitura Municipal é deixar as equipes prontas para agir de forma assertiva.

Sobre o Programa

O PMRR Colombo será financiado pelo Governo Federal através do Ministério das Cidades e executado por meio de Termo de Cooperação entre a Secretaria Nacional de Periferias, a FIOCRUZ e a Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Participaram do encontro, além dos técnicos da SEDUH, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAN, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e Secretaria Municipal de Governo – SEGOV, através do Coordenador Municipal da Defesa Civil, Beto Moreira.

Representando a Universidade Federal do Paraná – UFPR estiveram presentes os técnicos e professores do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais – LAGEAMB, Prof. Dr. Eduardo Vedor de Paula, Profª. Ma. Fernanda de Souza Sezerino, Prof. Lucas Rangel Eduardo Silva.