Escola de Gestão Pública

Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Escola de Gestão Pública realiza Novembro Azul – Cuidar da saúde também é coisa de homem

A Prefeitura Municipal de Colombo não poderia ficar alheia a esta campanha tão significativa e por meio da Escola de Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu Novembro Azul – Cuidar da saúde também é coisa de homem na manhã desta sexta-feira, 10/11.

Novembro Azul é mais do que uma campanha, é um alerta vital para a saúde masculina. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou 65.840 novos casos de câncer de próstata no triênio 2020/2022, esse valor corresponde 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Os dados traduzem-se em mais do que estatísticas; são vidas interrompidas e famílias afetadas. O câncer de próstata é uma ameaça séria à saúde masculina, exigindo não apenas tratamento, mas também conscientização e prevenção. Novembro Azul desempenha um importante papel ao oferecer ações para disseminar informações sobre a importância da detecção precoce, consultas regulares e exames preventivos.

A conscientização é o primeiro passo para a mudança. Afinal, mais de 3 milhões de homens convivem com o câncer de próstata no Brasil, demonstrando a urgência de abordar a doença de maneira aberta e destemida. Novembro Azul destaca a necessidade de superar estigmas e promover o autocuidado, encorajando os homens a agirem proativamente em relação à sua saúde.

É o terceiro ano que a Escola de Gestão Pública promove ações formativas no município abrindo o mês azul. “Ao abraçarmos a campanha Novembro Azul, estamos investindo na prevenção e na preservação da vida. Educação, exames regulares e diálogo aberto são as ferramentas essenciais para combater essa doença devastadora. Juntos, podemos reduzir as estatísticas alarmantes, garantindo um futuro mais saudável para os homens. Novembro Azul é mais do que um mês de conscientização; é um chamado à ação para a saúde masculina. Relatou a professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública.

O momento formativo contou com as palestras “Muito além da próstata” ministrada pelo Dr. Hernando Alves Pereira (Servidor Público, Médico de Família e Comunidade, Mestre em Saúde da Família) e “Sou protagonista: é hora da virada” com o professor José Nascimento” (Professor, Consultor, Mentor, Jornalista e Autor de livros) ambas pensadas exclusivamente para você HOMEM!

Participaram do encontro:

• Prefeito Helder Lazarotto e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Elis Lazarotto
  • Procuradora Geral do Município, Dra. Greice Bodziak
  • Secretário Municipal de Administração, Ismailin Shoretter
  • Secretária Municipal de Saúde, Marilda Zanoni
  • Secretário Municipal de Governo, Ademir Garcia
  • Diretora da Escola de Gestão Pública, Professora Valdinéa Souza
  • Diretor Executivo, Dr. Diogo Araguaia Vasconcelos
  • Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Ana Harbs
  • Diretor CIEE Colombo, Alexandre Beleza
  • Diretor ACIC Colombo, Alessandro Rocha
  • As Misses:
    • Anna Julia, Garota Sensação do Paraná 2023 e 1° Princesa de Colombo 2024
    • Denise Letícia Bonin, Miss Colombo 2022 e Rainha da Festa da Uva de Colombo 2023
    • Duda Roza, Garota Hipy 2023 e Miss Colombo Teen 2023

Agradecimento especial

• A Secretária Marilda Zanoni por ter confiado à Escola de Gestão Pública a organização de um encontro tão importante como esse.
  • Carla Moreira, que organizou o espaço com o cuidado e a competência de sempre.
  • Ao pessoal da Secretaria de Comunicação pelo excelente trabalho executado
  • Ao time da Escola de Gestão Pública que hoje conta com as voluntárias Erika Alonso de Moura e Nicole França.
  • As cantoras Debora Renata e Camilly Vitória que deram um show através da música.
  • A todos os servidores públicos que reservaram um tempinho, deixaram seus afazeres nas unidades, equipamentos e/ou departamentos e participaram da formação
  • Aos parceiros:
    • UNICURITIBA