Prefeitura promove ações integradas de combate à dengue

Dr. Diogo Vasconcelos: “Nós precisamos do apoio de toda comunidade para que, com medidas simples comopossamos prevenir e combater os focos de inúmeras doenças”.

As secretarias de Saúde e de Meio Ambiente estão promovendo no bairro Rio Verde, ações integradas de prevenção e combate ao mosquito aoAedes aegypti, causador da dengue. Os trabalhos fazem parte do Programa Colombo Mais Limpa, lançado no mês de maio pela Prefeitura da cidade.

Segundo o diretor do departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos, intensificar as fiscalizações é fundamental para minimizar os riscos à saúde. “Temperaturas elevadas e mudanças nas condições de tempo, com chuvas rápidas, marcam o verão e trazem condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue. E a situação é de alerta máximo, pois a doença representa um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil na atualidade”, destacou.

Dr. Diogo enfatiza quea colaboração da população é essencial para a eliminação dos focos de transmissão de doenças. “Nós precisamos do apoio de toda comunidade para que, com medidas simples como, manter os quintais limpos, cobrir os recipientes que possam acumular água, tampar a caixa d’água e colocar areia nos pratos de plantas, possamos prevenir e combater os focos de inúmeras doenças”.

Assim como no Rio Verde, os Agentes de Endemias, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, percorrem nos demais bairros da cidade, orientando a população e os alunos da rede municipal de ensino, sobre a gravidade da dengue e de outras doenças.

Arte e Educação

Nesta segunda-feira (08) e terça-feira (09), a Escola John Kennedy recebeu a peça teatral: “Dengosos em Ação-Xô Dengue!”, da Secretaria de Saúde.A apresentação relata de forma divertida algumas situações recorrentes encontradas pelos agentes de endemias no dia a dia e quais são as formas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

“Quero agradecer a Secretaria de Meio Ambiente e os nossos agentes, que todos os dias se esforçam para levar ao maior número de pessoas possível, informações eficazes e precisas para o combate do mosquito”, finalizou Dr. Diogo.

Fotos: Daiana Nodari/PMC