+DestaquesEm destaque hoje

Prevenção à violência contra Mulher é tema de capacitação em Colombo

Respeitando os protocolos contra o Covid-19, na última sexta-feira (12), a Coordenadoria de Políticas de Atenção a Mulher, vinculada a Secretaria de Assistência Social de Colombo, deu início ao curso intitulado “Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, para 20 lideranças comunitárias da Cidade. O encontro foi realizado na Regional Maracanã.

A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Alessandra Babbeto, debateu com as participantes o tema proposto no primeiro módulo.

A Secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, deu as boas-vindas as participantes e destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao público feminino. “Nossa equipe está empenhada desenvolvendo ações fundamentais para promover a igualdade social e segurança às nossas mulheres. Essa capacitação é apenas o início de muitos projetos que estão por vir e para que obtenhamos sucesso, contamos com a participação de nossa comunidade, de nossas lideranças, para que nos auxiliem na identificação e no encaminhamento dessas vítimas o mais rápido possível”, completou.

Segundo a diretoria do Departamento de Assuntos Comunitários, Antônia Vandecia de Assis, o curso contará com 12 módulos. “O material didático foi desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha e pela Universidade Estadual do Ceará. Tem a perspectiva de demostrar a dimensão da violência doméstica e familiar contra a mulher, instruir sobre os direitos, conceitos e legislações e ainda, propor a ampliação do debate sobre os modelos de masculinidades no Brasil”, enfatizou.

Para a participante, Carol Nunes, “a proposta do curso foi ótima porque nos gera conhecimento e acredito que somos agentes transformadoras em nossa Cidade”, finalizou.

A educadora, Jocelis Nunes, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e frisou que o conhecimento adquirido vai gerar frutos para outras mulheres.

Confira os temas que serão abordados:
MÓDULO 1: Direitos Humanos das Mulheres.
MÓDULO 2: O processo de debate e construção dos direitos.
MÓDULO 3: Feminicídio no Brasil.
MÓDULO 4: Políticas e diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar.
MÓDULO 5: A educação no enfrentamento da violência doméstica e familiar.
MÓDULO 6: Gênero, Masculinidades e Violência.
MÓDULO 7: Violência: uma perspectiva psicossocial.
MÓDULO 8: Rede de Atenção e Proteção.
MÓDULO 9: Gênero e interseccionalidades.
MÓDULO 10: A investigação e o processo judicial do feminicídio.
MÓDULO 11: Mídia e Violência Doméstica.
MÓDULO 12: Violência e trabalho.

 

Pular para o conteúdo