Durante a tarde desta quinta-feira (02), profissionais enfermeiros e técnicos dos equipamentos da rede municipal de saúde do município tiveram mais uma etapa do Ciclo de Capacitação em Feridas e Curativos.
Em fase de implantação, o Ambulatório Especializado em Feridas e Curativos, terá destes profissionais selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, a qualificação na triagem com a identificação das feridas e a partir desta avaliação, garantir aos pacientes o correto encaminhamento e acompanhamento dos profissionais especializados. Daí, o objetivo desta capacitação.
Segundo a Diretora de Atenção à Saúde Cíntia Rosner, a implantação do Ambulatório de Feridas começou no início deste ano e então veio a necessidade de buscar nas unidades os profissionais que após o ciclo de capacitação, atuarão como referência no atendimento dos pacientes com feridas e estarão em sintonia com os profissionais do Ambulatório que são especializadas neste tratamento.
Nesta etapa, participaram como palestrantes a Enfermeira Sandra Mara de Oliveira que discorreu sobre “Gastos com materiais de curativos”, a nutricionista mestra e doutoranda Ana Paula Kulig Godinho que falou sobre “A importância da Nutrição na Cicatrização da Lesão”, o biólogo especialista em fitoterapia Edmar Rocha Damaceno apresentou a “A fitoterapia no Apoio a Cicatrização de Lesões” e enfermeiro e doutorando Robson Giovani Paes trouxe o tema “Pé diabético: Mal Perfurante Plantar”.
Durante o evento, o prefeito Helder Lazarotto lembrou a importância de identificar dentro das unidades, os profissionais que têm aptidão para esta área da enfermagem, que é difícil. “A implantação de um setor para atender pacientes com feridas crônicas e os outros serviços especializados é um sonho antigo. E junto com o reconhecimento do SUS como um serviço de qualidade, principalmente no período pós-pandemia, veio a necessidade de diversificar nossos setores e atender os colombenses de forma direcionada e com muita qualidade”, disse o Prefeito.
A coordenadora do Ambulatório de Feridas e Curativos, enfermeira especialista Janete Laskowski, que está à frente do Ciclo, destacou que o interesse sobre o tema curativo entre os profissionais de saúde, vem crescendo e isso ficou claro na realização da 15ª Conferência de Saúde, em que em três dos cinco grupos que debateram necessidades para a saúde, a implantação do ambulatório de feridas foi amplamente aprovada. “Quando a proposta foi levada ao âmbito do Estado, foi adotada para implantação em todo o Estado e agora, segue como indicativo do Paraná para que seja implantação nos municípios de todo o País. É muito gratificante ver que esta proposta nasceu aqui em Colombo”, disse Janete.
Para a realização do evento, a Secretaria de Saúde contou com a colaboração dos palestrantes que se dispuseram participar gratuitamente do evento e com a parceria da Escola de Gestão que estará certificando os participantes e realizou a doação de brindes.