Programa Cultiva Mais Colombo lança mais uma unidade, no dia 16

A iniciativa pretende recuperar e proteger os recursos naturais em áreas urbanas. Além, da implantar hortas urbanas nos diversos bairros de Colombo

O Programa Cultiva Mais Colombo promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMMA) lança mais uma unidade, no dia 16 de maio, no Hospital e Maternidade Alto Maracanã. Durante o período da tarde, das 13h às 16h, os alunos do Centro Estadual de Educação Professor Newton Freire Maia – realizarão o plantio das mudas na u.

“Serão efetuadas ações voltadas à redução da erosão e do assoreamento de mananciais, diminuição de áreas obsoletas, promoção à saúde, construção e manutenção de hábitos saudáveis e a erradicação da fome. Nosso intuito é proporcionar o aumento da qualidade e tornar mais regular a oferta de alimento a população”, explica o secretário da pasta, Jerônimo Strapasson.

O Programa, que conta com mais de 70 pontos cadastrados, entre eles as hortas urbanas localizadas na Capela Nossa Senhora da Luz, no Jardim Aurora e na Capela São José, no bairro Gabirobal – pretende recuperar e proteger os recursos naturais em áreas urbanas. Além de fomentar a produção de alimentos pelo próprio cidadão com orientação e apoio da Prefeitura na implantação de hortas e criações urbanas nos diversos bairros de Colombo.

O Programa é uma parceria entre as instituições Municipal, Estadual, Federal e privada para desenvolver políticas de fome zero e agricultura sustentável em paralelo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A população colombense será incentivada a adotar, de forma voluntária, práticas voltadas à conservação da água e do solo, redução de resíduos sólidos, reutilização de resíduos orgânicos, adoção de hábitos saudáveis e alimentação saudável”, enfatiza o secretário.

Como participar
Para os interessados em habilitação de projetos de hortas entre outras atividades agrícolas em áreas urbanas, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Aqueles que já possuem projetos elaborados e querem receber apoio também devem procurar a SEMMA. Vale ressaltar, que o Programa privilegia o uso de espécies recomendadas pelo corpo técnico da SEMAA o que garante uma produção diversificada, resistente e sem o uso de agroquímicos.

“A agricultura urbana é praticada por meio do cultivo de hortas, pomares, plantas medicinais, aromáticas, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e ornamentais em quintais, terrenos baldios ou em áreas de transmissão de energia elétrica, de transporte, além de pequenas propriedades rurais incorporadas aos espaços urbanos devido ao rápido crescimento das cidades. Diante disso, a implantação de hortas agroecológicas é um bom exemplo de aproveitamento de áreas urbanas e periurbanas para a produção de alimentos com qualidade”, esclarece Jerônimo Strapasson.