Saúde realiza programação especial em alusão ao Outubro Rosa

Em outubro, comemoramos o mês de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. E a Unidade da Saúde da Mulher com o Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, prepararam uma programação especial.

Entre as ações, palestras informativas de atenção e diagnóstico precoce e aspectos adicionais que fortalecem e integram o autocuidado, como:

• alimentação saudável e preventiva;
  • uso medicinal de plantas com ação anti-inflamatória, antioxidante e relaxante;
  • receitas de cosméticos naturais;
  • geoterapia;
  • consumo de PANC (plantas alimentícias não convencionais);
  • práticas integrativas e complementares em saúde.

Segundo o INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, por meio de uma boa nutrição, atividade física e gordura corporal adequada é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Amamentar é também um fator protetor.

Entidades do setor público e privado apoiaram este trabalho, sendo elas: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, CPRA – Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Hipermercado Rio Verde (Unidade Santa Terezinha), Gonzalo Alimentos e A Granel Produtos Naturais.