+DestaquesEm destaque hoje

Secretaria de Meio Ambiente vai preservar fontes no bairro Santa Fé

Moradora identifica mais de trinta nascentes de água potável nas proximidades do Riacho que é afluente do Rio Palmital

Nesta semana, o Secretário Municipal de Meio Ambiente José Vicente de Lima visitou o Jardim Santa Fé atendendo ao convite de moradores preocupados com a preservação ambiental na região que com frequência sofre com a dispensação de lixo no terreno que fica nos fundos do bairro.

Durante a vistoria, o Secretário constatou a existência das mais de trinta fontes que ainda resistem aos constantes descasos de pessoas da região. Daí, a decisão de programar uma ação conjunta entre a Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente e os moradores. “Queremos desenvolver aqui mais que apenas limpezas no local, ao trabalharmos juntos com as pessoas da região, vamos criar a consciência ambiental mais ampla para a constante preservação.” Disse José Vicente. Ele ainda afirmou que no local, pela presença de tantas fontes, está descartado o uso de máquinas porque existe uma fragilidade do solo. “O uso de máquinas neste tipo terreno, pode trazer como consequência o assoreamento do terreno. Quando você tem as plantas, elas ajudam a drenar e garantem a preservação.”

Nos próximos dias, acontecerá a mobilização dos moradores liderados pela Brunisvavia Radichefski conhecida da Dona Branca, que reside na região onde é líder comunitária há 14 anos e participou juntamente com o IAP do cadastramento das fontes e Araucárias da região. A ideia segundo ela é que principalmente os moradores que moram nas proximidades onde o lixo se acumula, estejam totalmente envolvidos na Ação que ainda não tem data para acontecer.