Secretaria de Saúde realiza neste sábado (15) ações preventivas das hepatites virais dentro do “Julho Amarelo”

Em alusão ao Julho Amarelo neste sábado (15) das 08h às 12h, todas as Unidades de Saúde de Colombo manterão atendimento com a realização de testes rápidos, orientações e controle das Hepatites Virais.

As hepatites são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, e com menor frequência o vírus da hepatite D, e o E menos comum no país.

Os meios de transmissão variam, sendo as Hepatites A e E através de contato com pessoas portadoras da doença, pela água ou alimentos que estejam contaminados por esse organismo. Essa transmissão é conhecida como fecal-oral, pois a água e os alimentos são infectados por conta da falta de tratamento de esgoto.

Já a Hepatite B é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga. Como o VHB está presente no sangue, no esperma e no leite materno a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. As hepatites C e D assim como o vírus causador de hepatite B, está presente no sangue. A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de materiais de uso pessoal (lâminas de barbear e depilar, alicates de unha entre outros objetos que perfuram ou cortam), mãe para filho durante a gravidez, sexo sem camisinha com uma pessoa infectada.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B e C, que estão disponíveis no SUS para toda a população, assim como a vacinação para prevenção contra a hepatite B.

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei n• 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Pular para o conteúdo