+DestaquesEm destaque hoje

Secretaria do Meio Ambiente informatiza serviços de protocolos

Praticamente todos os serviços básicos prestados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, destinados aos colombenses, passaram a ser acessados digitalmente via sistema sem a necessidade de deslocamentos até aos protocolos físicos.

Este processo de modernização das atividades nos diversos órgãos da Prefeitura é parte da proposta contida no Plano de Governo apresentado à população pelo Prefeito Helder Lazarotto. “Temos um programa similar na Secretaria da Fazenda, porém, voltado aos contadores. Agora, estamos inovando ao levarmos à Secretaria de Meio Ambiente esta possiblidade dos munícipes de interagir digitalmente nos seus processos, ganhando transparência e agilidade.” Comenta o Prefeito.

Basta entrar no site colombo.atende.net para se cadastrar e então realizar seus protocolos assessando com mais agilidade os serviços como Anuências para Instalações de Atividades, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos destinados aos empreendedores. Outros pedidos como os de limpeza de lotes, informar atividades lesivas ao meio ambiente, solicitação de corte e poda de árvores em ambientes públicos, pareceres técnicos sobre pinheiros mortos e ou em situação que ofereça riscos de queda para embasar processos no Instituto de Água e Terra e outras consultas sobre qualquer tema pertinente ao meio ambiente.

Para o Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Robério Marcolino Filho destaca que com o acesso digital, a Secretaria põe à disposição dos cidadãos e este é um processo irreversível com ganhos significativos. “Isso tem a ver com a modernização dos sistemas com a maior parte dos órgãos ambientais migrando para o digital.

Isso vem a calhar porque a gente reduz drasticamente o consumo de papel. Deixamos de imprimir, arquivar fisicamente, para fazer isso do ponto de vista digital. Facilitamos a vida do munícipe e temos a questão da economia. O cidadão não precisa gastar com combustível em deslocamentos e por consequência sem a queima de combustíveis fósseis. Tudo mais rápido, fácil e mais limpo também.” Disse o Robério.