Secretarias de Educação e Saúde promovem capacitação de diretores das escolas estaduais sobre o retorno das aulas

Formação aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), com a presença do prefeito, Helder Lazarotto, o vice-prefeito, Professor Alcione, membros do núcleo regional da Educação e representantes das Secretarias de Educação e Saúde.

Na tarde desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma capacitação dos diretores das escolas estaduais do município de Colombo.

O encontro aconteceu na Regional do Maracanã, tendo como principal objetivo da reunião abordar as medidas de prevenção e combate a Covid-19 a serem adotadas para o retorno das aulas presenciais.

Segundo o prefeito, Helder Lazarotto é muito importante esse momento para debater estratégias sobre a retomada das aulas em uma ação integrada da saúde e a educação com protocolos que tragam menos riscos e mais segurança aos estudantes. “Hoje se inicia, um trabalho de integração, fortalecendo a rede da educação do município. Temos falado sobre o retorno das aulas com os representantes dos municípios da região metropolitana através das reuniões com a Assomec, para que a retomada seja simultânea, mas pensando com consciência, tranquilidade e com medidas responsáveis”.

Para o secretário de Educação e vice-prefeito, Professor Alcione, será fundamental uma ação conjunta e responsável para retomada das aulas presenciais. “Ter prudência é primordial neste processo para retornar e reabrir as escolas, pensando em medidas eficazes para que os nossos alunos possam voltar em segurança para sala de aula”.

De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos a gestão de uma instituição ou equipe deverá levar em consideração o futuro e o que isso irá repercutir na população. ” Um gestor precisa trazer segurança e capacitar sua equipe, deste modo é necessário pensar num retorno as aulas que traga segurança. Nós como exemplos, precisamos deixar um legado e união de forças a população. Sem pensar individual, mas numa ação integrada, desmistificando paradigmas e barreiras entre o município e o estado, mostrando que a Educação e a Saúde se unem, para construir juntos medidas de prevenção a Covid-19 em uma ação integrada”.

O diretor também destacou que é necessário ampliar a rede de atendimento, sendo os gestores referência em suas instituições, como multiplicador das ações de segurança e prevenção a Covid-19. “Com essa capacitação, as instituições poderão receber e posteriormente compartilhar ações importantes de prevenção na retomada das aulas presenciais, quando for determinado o retorno”.

Além disso, foram apresentados pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alini Macedo um panorama sobre a Covid-19 no município e o índice de vacinados na cidade. “Os cuidados preventivos e os protocolos sendo respeitados rigorosamente, o risco de transmissão vai se reduzindo significativamente”.

Apresentação do Novo Chefe do Núcleo Regional da Educação

Na ocasião também foi apresentado aos diretores das escolas e representantes das Secretarias de Saúde e Educação, o novo chefe do Núcleo Regional da Educação da Área Norte, o Professor Claus Giovani Andrade Marchiori.

Estiveram presentes na formação:

Prefeito Helder Lazarotto;

Vice-prefeito e secretário Municipal da Educação, Professor Alcione;

Diretora da Secretaria de Educação – Luciane Dala Valle;

Chefe do Núcleo Regional da Educação da Área Norte – Claus Giovani Andrade Marchiori;

Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação – Luciana Neves;

Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação – Marcia Eluisa Contente;

Coordenadora da Educação Especial – Maria Cristina Vidolin;

Diretor da Vigilância e Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde – Dr Diogo Vasconcelos;

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica – Alini Macedo;

Coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador- Thainá Naoane de Lima;

Coordenadora de Vigilância Sanitária – Pricila Costa;

Diretores das escolas estaduais do município.