Segurança Alimentar e Solidariedade é abordado em reunião do PAA 2021

Na última terça-feira (22), o Departamento de Assuntos Comunitários realizou uma reunião para apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAA) 2021.

O PAA conta com 26 organizações não governamentais que participam neste ano, entre elas Associações de Moradores, Associações de Catadores de Materiais recicláveis,  Pastorais Sociais, Igrejas  Evangélicas e Núcleos de Apoio a Defesa Civil.

O programa é regulamentado pelo Decreto 026/2020 e tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, adquirindo o excedente da produção para utilização em Programas de Abastecimento, compreendendo ações vinculadas à distribuição dos produtos agrícolas àquelas pessoas em situação de insegurança alimentar ou que estejam enquadradas em programas ou projetos sociais desenvolvidos pelo Município.

Para o prefeito, Helder Lazarotto, a reunião vem fortalecer o vínculo das instituições com as Secretarias de Assistência Social e Agricultura. “Pensando no bem estar das pessoas em primeiro lugar, temos que unir forças e trabalhar para que a qualidade de vida e segurança alimentar possa chegar a todos os lares”.

No encontro, a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, apresentou sua equipe de trabalho e os objetivos do PAA no município. “Visando a solidariedade e segurança alimentar, organizamos essa reunião para apresentar as instituições que fazem parte, o funcionamento do programa em nossa cidade e o atendimento das famílias”.

Segundo a diretora do Departamento de Assuntos Comunitários, Vanda de Assis, o encontro cumpriu o objetivo de apresentar a abrangência do PAA para os representantes da sociedade civil, e principalmente fazer o reconhecimento do trabalho voluntário que as lideranças dessas 26 organizações vêm fazendo para o município. “Essas lideranças são exemplo de solidariedade tão importante na nossa vida e mais do que necessárias em tempos de pandemia da Covid-19”.

Participaram do encontro o Prefeito Helder Lazarotto, o Vice prefeito e secretário da Educação, Professor Alcione, a Secretária de Assistência Social e primeira dama, Elis Lazarotto e equipe, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Juliano Polli e equipe, a vereadora Dolíria Strapasson, representando a Câmara Municipal, a nutricionista, Isabella Vicente representando o Conselho Municipal de Segurança Alimentar da Secretaria de Saúde e a Coordenadora do Armazém da Família, Daniele Vicente Engelhardt Cordeiro .