A solicitação para inserção do laço colorido no documento deve ser realizada pelo site da Polícia Civil do Paraná.
Você sabia que é possível emitir o Registro Geral com identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista? Para a emissão da 1ª via do documento é necessário realizar o agendamento. Se já possui o RG, a solicitação deverá ser feita de forma online. Símbolos de deficiência auditiva, visual, física e intelectual também poderão ser inseridos nesse serviço pelo site: www.policiacivil.pr.gov.br.
A servidora pública, Luana Caroline Claucio Serafim, esteve na manhã desta terça-feira (05), no Posto de Identificação da Regional do Osasco, para fazer a primeira via do RG da filha, Júlia e do filho Nicholas. “Esse serviço facilitará demais. Meus dois filhos são autistas e em todos os lugares que vamos preciso andar com os laudos médicos para comprovar o TEA. Com a inclusão do símbolo no documento, basta apresentarmos, sem constranger as crianças e até mesmo nós familiares, além de evitar filas em locais com aglomerações, já que pode ser um gatilho para uma eventual crise”, destacou.
Documentos necessários
Para emissão da 1ª via do RG com identificação é necessário comparecer no dia, hora e local informados durante o agendamento, portando a certidão de nascimento, Registro Geral da mãe, pai ou responsável legal e o laudo médico comprovando o Transtorno do Espectro Autista.
Para incluir o símbolo de laço colorido no documento, basta anexar o laudo médico de forma online por meio do site www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “documentos”.
Observações de saúde sobre doenças, deficiência e tipagem sanguínea também podem ser incluídas no RG, além de outros documentos de uso cotidiano do cidadão, como Título de Eleitor, CPF, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado militar, CNH; números de NIS/PIS/Pasep.