COVID-19Em destaque hoje

Tudo pronto para a vacinação de idosos de 85 a 89 anos em Colombo

Nesta semana a o objetivo é finalizar a imunização dos grupos da primeira fase para avançar a campanha em novos públicos.

A organização do processo de vacinação vai torna-se mais complexo na medida em que os grupos iniciados não finalizaram a utilização das doses a eles destinadas. Nesta terça-feira (02), o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está vacinando as últimas doses destinadas a servidores da linha de frente que ainda não haviam iniciado o processo de imunização. São profissionais que estavam de férias ou se recuperando da Covid-19. O atendimento está sendo feito na Unidade de Saúde do Fátima.

Também nesta terça-feira, uma equipe volante vai aplicar a primeira dose em idosos abrigados nas Instituições de longa permanência.

A ideia é atender novos internalizados e novos trabalhadores contratados após o período previsto para este público. Na Maternidade Maracanã, uma equipe estará vacinando os trabalhadores desta unidade hospitalar que ainda não receberam doses do imunizante.

Idosos com idade acima de 90 anos que não receberam a primeira dose podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima da sua residência para a vacinação.

Novo grupo

A partir de hoje, familiares ou idosos dentro da faixa dos 85 a 89 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para agendamento do atendimento. Cada unidade vai adotar uma sistemática para agilizar o atendimento, e havendo a necessidade, a Prefeitura vai organizar para os dias 06 e 07 de março, um sistema drive true para oportunizar o atendimento desta faixa.

Finalizada a vacinação de 100% dos idosos de 85 a 89 anos, e havendo doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde, dará início à vacinação da faixa de uma nova faixa etária a ser atendida. Será então a vez dos idosos de 80 a 84 anos. Depende então, da agilidade e colaboração dos familiares em buscar o atendimento via telefone e conhecer a sistemática de atendimento na unidade de saúde do seu bairro.

Fotos: Daiana Nodari/PMC