O Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) oferece cinco módulos de áreas de atuação dentro do período de um ano, com atividades voltadas a promover aprendizado, convivência e bem-estar das pessoas idosas.
Colombo deu mais um passo na valorização da população idosa. Nesta segunda-feira (27), a aula inaugural da Unapi aconteceu na Regional Maracanã, reunindo participantes, autoridades e representantes da comunidade em um momento de aprendizado e celebração.
Com uma população de aproximadamente 63 mil pessoas idosas, Colombo reforça, com esta iniciativa, seu compromisso em oferecer políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à inclusão social.
O programa é uma parceria do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e conta em Colombo com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Departamento da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.
A iniciativa tem como objetivo promover o envelhecimento ativo, a inclusão social e o aprendizado ao longo da vida, por meio de áreas de atuação como Educação Continuada, Saúde e Bem-Estar, Cultura e Lazer, Sustentabilidade e Consciência Ambiental, e Interação Social e Participação Comunitária.
“Queremos que cada participante se sinta valorizado e estimulado a continuar aprendendo e participando da vida em comunidade”, destacou a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto.
As aulas serão semanais e vão proporcionar troca de experiências, aprendizado e novas amizades, fortalecendo a participação ativa das pessoas idosas na vida da cidade.
Importante: neste momento, o programa está em fase piloto e não está aberto para novas inscrições. A previsão é que novas turmas sejam formadas a partir de fevereiro de 2026.
Mais informações no Departamento da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência pelo telefone (41) 3675-5993.









