Usina de Asfaltos da Prefeitura passa por vistoria ambiental

Na última Segunda-feira (19/04), a equipe do setor de Controle e Fiscalização ambiental realizou visita técnica na Usina de Asfalto do Município localizada no Bairro São Dimas. A avaliação dos itens ambientais necessários para funcionar com todo o potencial, foi solicitado para certificar de quais as adequações ainda restam  para que a operação da Usina, não represente riscos de contaminação do meio ambiente e nem tão pouco, ofereça riscos à população do entorno da fábrica.

Participaram da visita, o engenheiro ambiental Ildemar Moro Vianna Júnior, o Engenheiro Florestal Robério Marcolino Filho e o Coordenador Industrial da Secretaria Municipal de Obras Carlos José de Souza. Ao final, destacaram aspectos importantes a serem ditas sobre a estrutura da Fábrica de Asfalto. No local, estão em atividade, duas Chaminés, sendo que a primeira serve para eliminação de resíduos de baixa nocividade, pois a emissão resulta de um motor equivalente a de um veículo a diesel. A segunda serve para escoar os gases resultantes das misturas de elementos sólidos pedras e areia com o Piche (Cimento Asfáltico de Petróleo).

Segundo o Engenheiro Ambiental Ildemar Moro Vaiana Júnior, a produção de gases resultantes desta mistura passa por “filtros Manga” e só então seguem para as chaminés. Eventuais odores percebidos, não representam riscos já que resulta de um sistema eficiente de filtragem. São vapores de agua e ar já purificado.

“Há um mito de que em usinas de produção de asfaltos neste porte, existam queimas de asfalto. Não é verdadeira esta informação, a mistura passa apenas por um processo de aquecimento que acontece entre 140 a 190 graus. A única queima que existe é de Diesel para o funcionamento da caldeira que produz este calor.” Comenta o Engenheiro Florestal Robério Marcolino Filho.

Ao comentar a estrutura da Usinia, o Coordenador Industrial José Carlos de Souza destaca que toda a mistura produzida fica contida dentro de uma caixa de contenção e que se por ventura aconteça algum acidente, não existe o risco de espalhar porque esta estrutura é capaz de evitar que o material seja espalhado.