Assistência Social retoma atividades presenciais nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

A equipe da Vigilância Epidemiológica enfatizou a importância das medidas de prevenção para o retorno com segurança das atividades presenciais nos SCFV

Na manhã desta segunda-feira (30), a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, com o apoio dos profissionais da Vigilância Epidemiológica, reuniu a equipe para retorno presencial das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) em Colombo no próximo dia 13.

De acordo com Elis, as atividades coletivas do SCFV foram suspensas devido à pandemia, mas que novas diretrizes serão apresentadas para garantir segurança aos beneficiários. “Depois de muito planejamento e conversas constantes com gestores da Secretaria de Assistência Social e da Saúde, chegou o momento tão esperado, o de informar para os usuários que vamos poder colocar em prática as nossas ações presenciais, mesmo que neste primeiro momento seja de forma escalonada, mas com a esperança de que em breve voltaremos a rotina normal do acolhimento físico por inteiro”.

Serviços de Convivência

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Também fortalece as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O acesso aos SCFV é realizado após cadastramento junto aos CRAS – Centros de Referência e Assistência Social, localizados nos bairros: Centro, Rio Verde, Guaraituba, Maracanã, Graciosa e Roça Grande.

O município de Colombo conta com 28 equipamentos que atendem 430 crianças e 800 idosos.

Pular para o conteúdo