Caminhada contra o Feminicídio será neste sábado, dia 22 de julho

Colombo adere ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e convida toda a população a participar; a concentração será, às 11h30, em frente ao Ginásio de Esporte Leandro Alberti

Acontece neste sábado, 22, ao meio-dia, a caminhada contra o Feminicídio em Colombo. A ação, promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social, faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio – realizada no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, lembrado em 22 de julho.

A concentração da caminhada está prevista para, às 11h30, em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Leandro Alberti, localizado na Rua Rolândia, 282 – Paloma. A organização pede que as pessoas se vistam de branco.

Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

Para que a agressão não se torne um feminicídio é importante denunciar; Saiba quais são os canais disponíveis em Colombo

O dia 22 de julho é destinado ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data lembra a morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 2018, em Guarapuava. Em 2019, uma lei foi sancionada em sua memória e visa intensificar a luta contra o feminicídio no estado.

“A lei também tem como objetivo aproximar as mulheres da legislação agora existente também no estado e para protegê-las”, ressalta a Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Elis Lazarotto.

Em Colombo, as denúncias relacionadas à violência contra a mulher podem ser realizadas pelo Atendimento 24h à Mulher (41 98827-4038) ou no Disque 180 (Direitos Humanos). E ainda, as denúncias podem ser feitas na Delegacia de Colombo, especializada em Crimes Contra Mulher, Violência Sexual e Adolescentes, pelo telefone 41 3656-8604.

Rede de Apoio à Mulher

A Secretaria de Assistência Social ainda conta com uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colombo (REVIDOC), além do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (COMDIM) e a Casa da Mulher Colombense para acolhimento quando necessário.

Os equipamentos públicos, como por exemplo a Casa e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contam com assistência psicológica, social e jurídica.

Segundo os dados dos Boletins de Ocorrência Unificados, entre 2019 e Abril de 2023, foram identificados 911 casos como registro de homicídio doloso contra mulher, em 221 municípios paranaenses.

“Vale lembrar, que a vítima também pode fazer o registro do boletim de ocorrência de forma on-line. E não deixe de denunciar, e fique atenta já ao primeiro sinal de violência e não esqueça que uma mulher que pede ajuda é sim uma mulher de muita coragem”, disse.

Serviço:
Caminhada contra o Feminicídio de Colombo
Data: 22/07/2023
Horário: 11h30
Local: em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Leandro Alberti, localizado na Rua Rua Rolândia, 282 – Paloma.