Colombo intensifica ações e orientações de combate a Dengue

Os agentes de endemias estão sempre uniformizados, portando o crachá de identificação e com o supervisor de campo

Em Colombo, o combate ao mosquito da dengue é constante. Após o crescente número de casos no Estado, as ações e orientações à população foram intensificadas para eliminar possíveis criadouros.

A ação faz parte do Programa da Dengue desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a coordenação de Vigilância Ambiental, que faz parte da direção de Vigilância e Promoção à Saúde.

Sobre as vistorias
As vistorias acontecem, diariamente, pelos agentes de endemias, em residências, comércios e terrenos baldios, durante todo o ano.
Vale ressaltar, que os profissionais estão sempre uniformizados, portando o crachá de identificação e com o supervisor de campo.

As visitas também são realizadas em pontos estratégicos a cada 15 dias, inclusive em cemitérios, borracharias e recicladoras.

“São locais que possuem maior risco de desenvolvimento do vetor. Atualmente, estão 34 pontos estratégicos cadastrados”, enfatiza a secretária da pasta, Marilda Zanoni.

Além de pesquisas vetoriais em áreas e imóveis de interesse ambiental. Essas ações tem por objetivo conscientizar a população em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente nos meses endêmicos para a doença, os períodos mais quentes, de novembro a março.

Possíveis casos

As notificações encaminhadas pela Vigilância Epidemiológica de doenças relacionadas às arboviroses são prontamente investigadas e ações de bloqueio de infestação são realizadas na área do paciente com suspeita ou confirmação destas doenças.

Solicitações e Denúncias

Além de solicitações e denúncias realizadas pela população e recebidas diariamente pela Vigilância Ambiental. Estas podem ser realizadas via telefone, ouvidoria ou registradas nos setores de protocolo do município.

O morador pode entrar em contato com o setor de Vigilância Ambiental para denúncias, solicitações, tirar dúvidas e obter informações sobre a área do município em que estão sendo realizadas as vistorias.
Contato: 41 3666-6846 ou 98833 7705.

Pular para o conteúdo