Mesmo com a redução, Secretaria de Saúde enfatiza a importância da prevenção e da vigilância contínua
Colombo encerra 2025 com um cenário mais favorável no combate à dengue. Os números do Boletim Epidemiológico da Dengue, que reúne dados de SE 01 (29/12/2024) a SE 48 (29/11/2025), mostram que o município acompanha a tendência estadual de queda expressiva da doença, uma vitória importante para a saúde pública.
Mesmo com os resultados animadores, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de seguir atento. “A dengue é uma doença febril aguda que, embora geralmente apresente evolução benigna, pode avançar para formas graves. Por isso, manter a prevenção, como eliminar recipientes com água parada, continua sendo fundamenta”, disse a Secretária da pasta, Marilda Zanoni.
De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 32 do Estado (SE 01 a SE 43), o Paraná registrou uma redução de 85,7% nos casos confirmados de dengue entre janeiro e julho deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2024. Os números despencaram de 613.371 para 87.598 casos. A queda também alcança os óbitos, que passaram de 729 para 129.
Em Colombo, o cenário segue a mesma linha de melhora. No período analisado, foram registradas 467 notificações, com 87 casos confirmados, 380 descartados e nenhum óbito. O boletim também destaca a ausência de casos de chikungunya e zika, destaca o impacto positivo das ações de vigilância no município.
Outro dado relevante é o trabalho das equipes de Vigilância em Saúde, que realizaram 68.948 vistorias em imóveis. As visitas têm papel essencial na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e contribuem diretamente para a diminuição dos índices da doença.
Vale lembrar, que a parceria com a população é decisiva para que a queda dos números se mantenha e que Colombo siga avançando no controle das arboviroses.


