Conselheiros tutelares do município tomam posse

Na sua formação, o Conselho Tutelar, com duas sedes, possui uma composição mínima de cinco membros, escolhidos pela população
Aconteceu nesta quarta-feira, 10, a posse dos Conselheiros Tutelares que atuarão em Colombo, nos próximos quatro anos, com a finalidade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. A solenidade foi realizada no Auditório da Regional Maracanã.
Vale lembrar que o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, protegendo-os de qualquer ato que descumpra o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Diante disso, aos conselheiros eleitos, que assumem por designo da sociedade as responsabilidades de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social de nossas crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação.
Na sua formação, o Conselho Tutelar possui uma composição mínima de cinco membros, escolhidos pela população. Colombo conta com a Sede Maracanã, localizada na Rua Rui Barbosa, 07- Maracanã e a Sede São Gabriel, localizada na Avenida São Gabriel, 2823.

Presenças

A solenidade contou com a presença de autoridades representantes de segmentos estratégicos na sociedade colombense que se envolvem diretamente no apoio às ações do Conselho Tutelar.
Entre eles: o Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, representando a Câmara de Vereadores, Osmair Bosseban, a Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude – na Comarca de Colombo, Dra. Lygia Maria Erthol.
Além da Promotora da 4ª Promotoria de Justiça, Juliana Baron, Secretária interina da Secretaria de Assistência Social, Daniele Belo Rodrigues, a diretora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Patrícia Correa, o Presidente do CMDCA, Leandro Dias e o representante da OAB Colombo, Dr. Lucas Martins.

Sobre o Artigo do 227 da Constituição Federal

Diante, disso é fundamental neste momento lembrar o preceito constitucional contido Artigo do 227 da Constituição Federal que atribui como “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência crueldade e opressão”.

Confira os Conselheiros Tutelares de Colombo:

Conselho Tutelar Maracanã

1) Tânia Mara Quetes Riechter