Conselho Municipal da Saúde aprova contas relativas ao Primeiro Quadrimestre de 2023

Por unanimidade o Conselho Municipal de Saúde aprovou a prestação de contas realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda, relativas aos gastos realizados pela Prefeitura de Colombo nos diversos setores da saúde entre os meses de 01 de janeiro e 30 de abril de 2023.

Esta foi a primeira reunião da nova composição do Conselho que foi eleita recentemente durante a 15ª Conferência de Saúde e teve como principal objetivo a apreciação das contas do 1° reunião do Quadrimestre de 2023, ou seja, do início de janeiro ao dia 31 de abril.

Destaque-se que pela Lei de Responsabilidade Fiscal o município tem a obrigação de utilizar, minimamente, 15% dos recursos orçamentários obrigatoriamente em saúde e em Colombo estamos acima desse valor há bastante tempo, o que demonstra a atenção que a Prefeitura dá ao setor.

Segundo o presidente do Conselho, Diogo do Araguaia Vasconcelos, outros aspectos como a busca de meios para realizar atendimentos terceirizados pelos consórcios suprindo a falta de alguns prestadores de serviços. “Nessa apresentação tivemos uma mostra que os custos operacionais ficaram muito alto após a pandemia. Os valores de compras aumentaram e o recuso permanece o mesmo, fazendo com que se compre menos pagando mais pelas mesmas coisas e isso influência em toda uma cadeia que poderia ampliar todo esse serviço”, disse o Presidente.

Ainda segundo o Diogo, existe uma busca diária de recursos para mudar a historia da saúde como já vem acontecendo e discutidas nas reuniões no âmbito da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Fazenda para fazer esse equilíbrio.

Ainda durante a audiência aconteceu a apresentação da nova Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde, Suelen Lining, que ao lado dos conselheiros fará a organização interna e auxiliará a presidência na representação do colegiado.

A Secretária Marilda Zanoni, diretores e técnicos das secretarias de Saúde e da Fazenda, prestigiaram a apresentação realizada pela Secretária Municipal de Fazenda Alessandra Silva.