Iniciativa estimula protagonismo estudantil, leitura, escrita e consciência ambiental na rede municipal
O estudante Pyetro Santiago Cavalheiro de Jesus, do 4º ano A da Escola Rural Municipal Irmã Maria Antonieta Farani, é o vencedor da 1ª edição do Projeto Despertar da Liderança em Colombo.
Seu texto foi escolhido como a melhor redação entre os participantes do município, abordando o tema “Caminhos da Serra do Mar: aprendendo a história e cuidando da natureza”.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Colombo e a Serra Verde Express, com o objetivo de incentivar o protagonismo estudantil, a produção textual e a reflexão crítica sobre cidadania e meio ambiente.
Formação integral dos estudantes
A secretária de Educação, Luciane Dala Valle, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento pedagógico dos alunos da rede.
“Projetos como o Despertar da Liderança reforçam o papel da escola como espaço de formação integral. A leitura, a escrita e a consciência ambiental são trabalhadas junto ao esforço coletivo e ao talento individual dos nossos estudantes.”
Parceria que conecta educação, natureza e cultura
“O Projeto Despertar da Liderança incentiva o protagonismo estudantil e a consciência ambiental. Para nós, é uma honra proporcionar às crianças uma experiência única na Serra do Mar, unindo educação, cultura e preservação”, disse o presidente do Grupo Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda.
Como reconhecimento pelo desempenho, Pyetro, sua turma, professores e representantes da Secretaria de Educação participarão de um passeio educativo de trem pela Serra do Mar Paranaense, no trajeto Curitiba – Morretes – Curitiba, com almoço em Morretes.
A atividade, oferecida pela Serra Verde Express, proporciona uma vivência cultural e ambiental enriquecedora para os estudantes.
“A iniciativa incentiva os alunos a refletirem sobre valores como liderança, cooperação e cidadania, fortalecendo competências essenciais para a vida”, enfatiza a coordenadora de Projetos Complementares da Secretaria de Educação, Michelle Antoniacomi.


