Evento realizado nesta quinta-feira (28) marcou as comemorações dos 145 anos da Imigração Italiana em Colombo.

Para rememorar a vinda dos 26 ramos familiares, que formavam as 40 famílias, que aqui chegaram no mês de setembro do ano de 1878, a Prefeitura Municipal de Colombo, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Esporte Cultura Lazer e Juventude realizou uma sessão solene na Câmara Municipal.

Para homenagear os oficialmente as famílias fundadoras, foram convidados trisnetos e bisnetos que claramente se emocionaram ao receber os certificados reconhecendo que 145 anos depois da chegada dos seus antepassados a Colombo, ainda hoje representam com orgulho os fundados da antiga colônia.

Ao abrir o evento, um vídeo do presidente das associações venetas no mundo, Aldo Rozzi Marin trouxe uma saudação direto da Itália. Em seguida, o Gestor do Museu Municipal Cristóvão Colombo, Fábio Machioski, apresentou um histórico resumido de como se deu a imigração em Colombo, fazendo um apelo emocionado e enfático pela manutenção das tradições e culturas italianas.

Também o secretário José Gotardo e a diretora Marinei Vidolin reforçaram a importância histórica do evento e das famílias ali presentes. No que foram seguidos, pelo vice-prefeito Professor Alcione que também representou o prefeito Helder Lazarotto que naquele momento representava o município em outro evento.

Participaram ainda da mesa diretiva a vereadora Doliria Strapasson, Rosângela Kusma Gasparin – presidente da Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, Alcir Empinotti e Reinaldo Zocche da Federação das Associações Vênetas do Paraná e a presidente do Provocar Colombo Maria Glir.