Feridas e Curativos são temas de palestras voltadas aos profissionais da enfermagem em Colombo

Mobilizados pela Secretaria Municipal de Saúde os profissionais da área da enfermagem que atuam nas unidades e selecionados de acordo com o interesse pelo tema “Feridas e Curativos” participaram, nesta quarta-feira (03), do primeiro Ciclo de palestras sobre estes temas.

Duas profissionais especializadas em Estomaterapia abriram o Ciclo trazendo palestras trazendo o necessário aprofundamento para a atuação na área. A primeira, foi a enfermeira estomaterapeuta Glais Rolim de São José dos Pinhais que destacou que sua especialização é exercida com exclusividade pelo profissional da enfermagem e apresentou as possibilidades de atuação no tratamento de Feridas, Estomas e Incontinências.

Já a enfermeira Estomaterapeuta Janete Laskowski que atua profissionalmente na Secretaria de Saúde de Colombo, em sua palestra tratou do tema “Entendendo o Biofilme e os desafios na cicatrização de feridas” trazendo dados científicos sobre o Biofilme, como é formado, o manejo e os cuidados nas feridas agudas e crônicas.

Segundo Janete, no ciclo de palestras que se iniciou serão abordados temas pertinentes ao entendimento para os cuidados e as cicatrizações de lesões agudas e crônicas, dentre eles a nutrição, fitoterapia integrativa, as doenças das pernas e dos pés, tipos de curativos existentes no mercado dentre outros. A última palestra será em outubro de 2023.

“É muito importante, destacar a forma com que a secretária de Saúde Marilda Gimenes Zanoni, o diretor Administrativo Sydnei Jesus Godinho, a equipe da Atenção Básica coordenada pela diretora Cintia Rosner. Com certeza o engajamento destas pessoas e o interesse dos profissionais da enfermagem de Colombo vai transformar a educação continuada no quesito curativos e os cuidados das feridas. E assim vamos conseguir garantir melhores cuidados para nossos pacientes,” disse a Estomaterapeuta.

As avaliações de feridas estão sendo feito por agendamento prévio através das unidades de saúde onde o atendimento é realizado. A proposta é que a Secretaria de Saúde conquiste o seu Ambulatório de Feridas em Colombo.