Meio Ambiente destaca a importância da conscientização ambiental após visita de vistoria em Aterro Estre Ambiental

Na última quinta-feira (26), uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma visita de vistoria no Aterro Estre Ambiental. Neste local é destinado todo lixo orgânico do município e de outras regiões da capital e região metropolitana.

Os municípios que fazem o recolhimento dos resíduos e descarte no aterro, como é o caso de Colombo, são integrantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos – CONRESOL.

Além de fazer parte do Consórcio, os municípios e suas equipes de fiscalização são orientados a vistoriar os procedimentos realizados no Aterro.
Hoje, Colombo deposita cerca de 162 toneladas por dia de lixo orgânico domiciliar.

Resíduos Sólidos, Reciclagem e destinação de adequada

Conforme o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade de Colombo 42% de todo o resíduo sólido gerado é reciclável. Mas, grande maioria acaba indo direto para o aterro sanitário, por não ter a devida destinação, ou seja, são aterrados sem necessidade e levam anos para se decompor.

Sem falar que um alto custo é pago para aterrar, perde-se produtos de alta qualidade que poderiam voltar para cadeia produtiva e diminuiria a extração da matéria virgem, viabilizando a circulação da economia.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca a importância da população exercer o papel de cidadão em contribuir para uma cidade mais limpa e organizada, através do gesto de separar os resíduos recicláveis e orgânicos.

Os materiais recicláveis misturados com outros componentes que estão sendo aterrados, conforme as fotos, poderiam estar indo para as associações de recicladores de Colombo, onde famílias de baixa renda, garantem seu sustento com a catação e a separação dos resíduos e materiais.

Lembrando que o manejo dos resíduos sólidos não depende das ações de recolhimento da prefeitura, mas do gerador (cidadão) para que faça a separação na fonte e entregue os recicláveis no dia em que passa o caminhão da coleta seletiva.

A Secretaria de Meio Ambiente também ressalta que os resíduos orgânicos gerados em casa também tem valor, podendo ser utilizado na compostagem. Um processo biológico que faz os resíduos domésticos se transformarem em adubo de alta qualidade, podendo ser utilizado no jardim, hortas e plantas.

Com consciência e ações eficazes, como a separação e destino correto de resíduos e materiais de maneira correta e evitar a geração quando há escolhas favoráveis e oportunidades, são atitudes importantes e fundamentais para o convívio e bem estar de todos e do Meio Ambiente, garantindo que todos possam viver em um ambiente mais sustentável, limpo e organizado.