Meio Ambiente promove reunião comunitária no Jardim das Graças

Obras das Bacias de Contenção de Enchentes no Rio Palmital será o tema central da conversa com os moradores da região

Acontece na próxima terça-feira, 03, às 19h, a primeira reunião comunitária sobre a execução de obras das Bacias de Contenção de Cheias no Rio Palmital, na região do do bairro Jardim das Graças.

O encontro com os moradores será realizado na Escola Municipal Jardim das Graças, e promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Água e Terra – IAT – empresa responsável pelos trabalhos no município.

Sobre as obras

Antes de iniciar uma das maiores obras de contenção de enchentes de Colombo, a Prefeitura Municipal iniciará, no mês de outubro, uma pesquisa com moradores no entorno das obras das Bacias de Contenção do Rio Palmital. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde e o Instituto Água e Terra – IAT – empresa responsável pelos trabalhos no município.

Diariamente as equipes de agentes de saúde, socioambientais e técnicos envolvidos nas ações de controle de cheias do Rio Palmital vão seguir conversando com os moradores para conhecer os principais anseios da população do entorno das obras.

Para o secretário de Meio Ambiente, Zé Vicente, a pesquisa é fundamental para aproximar a obra da população afetada e assim garantir tranquilidade e informação sobre o trabalho.
“A ação tem como objetivo, saber dos moradores sobre as dúvidas e anseios em relação às intervenções das obras nas áreas contempladas, assim como, perguntar sobre as impressões desses moradores acerca das melhorias que serão implantadas após a conclusão das obras”, ressalta o secretário.

Além de serem disponibilizadas informações à população sobre a gestão da bacia hidrográfica do rio Palmital e as obras de drenagem previstas, incentivando o controle social.

Área de abrangência

A área de abrangência das obras está inserida na bacia hidrográfica do Rio Palmital, que possui uma extensão de sete quilômetros do rio, atingindo parcial ou totalmente os bairros. A empresa Engezzi Engenharia e o Instituto Água e Terra (IAT) também serão responsáveis pela mobilização no local onde acontecerão os serviços.

Durante a ação serão desenvolvidas estratégias lúdicas e sensibilizadoras sobre educação ambiental voltado para a gestão de riscos e para a sustentabilidade das intervenções que acontecerão próximas das residências enquanto houverem as obras das Bacias de Contenção do Rio Palmital.

Serviço:
Reunião sobre obras das Bacias de Contenção do Rio Palmital