Outubro Rosa: Caminhada alusiva incentiva para ações de avaliação e diagnóstico precoce

Saúde promove ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero

Caminhadas marcam a campanha Outubro Rosa em Colombo. A ação promovida pela Secretaria de Saúde, visa incentivar o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero.

No dia 20 de outubro a caminhada será no centro, em frente a Prefeitura de Colombo, localizada na Rua XV de Novembro, nº 105. Com saída às 8h30, e chegada em frente ao Hospital São Rafael Arcanjo.

“Além da caminhada alusiva, vamos sortear brindes, vouchers de incentivo ao autocuidado e ao final os participantes terão um café especial”, disse a secretária da pasta, Marilda Zanoni.

Já no dia 21 de outubro, será a vez do Guaraituba receber a caminhada. O encontro acontece às 09h, em frente a Unidade de saúde Guaraituba.

Em Colombo, existem 520 vagas fixas, totalizando 700 mamografias agendadas ao mês. “Contamos com uma ferramenta, no sistema da Prefeitura, para realizar a busca ativa das mulheres. Este dispositivo emite um alerta em todas as mulheres cadastradas e que encontram-se com os exames em atraso, mamografia e citopatológico, sendo assim cada unidade fica responsável pela busca da sua área de abrangência”, explica a secretária.

Vale ressaltar, que no Brasil, estimativas apontam que ocorram 73.610 novos casos da doença em 2023, o que significa um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No Paraná, até 2025, aproximadamente 3.650 novos casos de neoplasias de mama serão registrados segundo dados do INCA e do Ministério da Saúde.