População pode receber alertas sobre tempestades em Colombo

Basta enviar um SMS com o número do CEP da residência; o cadastro é gratuito

A Prefeitura de Colombo informa que a população pode ficar informada sobre a situação climática da região, basta enviar um SMS, gratuitamente, com o CEP da sua residência para o número 40199.

“A iniciativa visa auxiliar os moradores dos locais mais afetados com alagamentos”, enfatiza o Secretário de Governo, Ademir Garcia. Além disso, o município conta com Pluviômetros Automáticos, ou seja, o aparelho transfere informações diretamente pela internet.

“Este equipamento é fundamental para manter os cidadãos informados sobre possíveis riscos e medidas de segurança em situações extremas”, disse a Bombeira Batistoli, do 7° Grupamento dos Bombeiros,

Pluviômetro

A Secretaria de Governo, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), trabalha também para monitorar e atender qualquer solicitação da população em relação às fortes chuvas que acontecem na região.

Para isso, o município conta com Pluviômetros Automáticos, ou seja, o aparelho transfere informações diretamente pela internet.

“O Pluviômetro recebe a água da chuva e registra o volume acumulado na região, além de fazer um cálculo, emitindo o resultado do risco de enchentes, através de um sistema online”, explica Garcia.

Os dispositivos foram instalados em pontos estratégicos escolhidos após a Defesa Civil ter realizado um estudo que indicou a melhor região demográfica para o aparelho.

Saiba quem comunicar em casos de desastres climáticos:

Em casos de limpeza de rua e/ou desobstrução de bueiros, o morador pode falar diretamente com a Secretaria de Obras e Viação para solicitar o serviço – 3663-2244;

Para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas também podem procurar os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo da sua residência;

Já em casos de emergência as pessoas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193; nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados no município pelo telefone 3675-5942 ou na Secretaria de Obras e Viação – 3663-2244;

Para desastres naturais, é necessário solicitar ajuda na Central de Atendimento 24 horas da Defesa Civil pelo telefone 98845-8121 e identificar-se, esclarecer o ocorrido e a localização exata.