Prefeitura apresenta ações desenvolvidas em abril, mês em que se comemora o dia mundial da Saúde

No mês de Abril, mais precisamente no dia 07, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em Colombo, todas as unidades do município foram desafiadas a realizar ações em alusão a esta data.

O resultado foi um grande número de atividades que aproximaram ainda mais os usuários e profissionais de saúde.

No Bairro Alto Maracanã a Secretaria Municipal de Saúde deu a grande demonstração de respeito aos mais de 17 mil pacientes cadastrados e profissionais daquela Unidade de Saúde que ganharam um novo e amplo espaço. A nova Unidade tem estrutura moderna e capaz de abrigar confortavelmente os usuários do SUS em nível com qualquer outra unidade da rede de saúde privada.

Várias equipes se dedicaram a realizar trabalhos pondo em evidência as preocupações que são diárias na Secretaria Municipal de Saúde e que ganharam destaques em momentos de reflexão e motivação para adesão em causas como a do autista, da saúde mental, segurança no trabalho, saúde da mulher e em tantos outros aspectos.

Programas como o Hiperdia em que a Secretaria de Saúde atende pessoas com hipertensão e diabetes, com o fornecimento de medicação tendo em cada unidade os grupos onde os pacientes recebem orientações preventivas. Durante este mês, foram realizadas várias reuniões.

No mês que também é de conscientização sobre o Autismo, alguns alertas e cuidados foram levados aos profissionais e à comunidade para formas de acolhimentos das pessoas com transtornos do espectro autista identificados.

Uma das atividades mais difundidas em todas as unidades, a vacinação ganhou em Abril um dia D e em todos os bairros cada colombense encontrou portas abertas para colocar sua carteira de imunização em dia. No mesmo sábado, a prevenção à saúde se voltou para o atendimento das mulheres e em todas as unidades receberam acolhimento prioritário com agendamento de exames e realização de preventivos.

Em alta, no período, a segurança no ambiente escolar, ganhou também reforços da equipe da US Mauá que juntamente com a Guarda Municipal levou orientações para os cuidados preventivos.

Também os profissionais de educação, foram alvos das ações da Secretaria de Saúde que levaram aos professores da Escola do Guaraituba informações sobre o cuidado com a voz, já que este público a tem como importante ferramenta de trabalho.

Nossos agentes Comunitários de Saúde estiveram nas escolas, CMEI’s, empresas e entidades levando informações com alertas importantes sobre o combate à dengue e ao mosquito causador o Aedes aegypti.

Nem mesmo os moradores da região rural mais distante, ficaram sem receber atividade diferenciada em abril. No Morro Grande um evento da equipe de nutrição levou as orientações e boas práticas para uma alimentação saudável.

A Secretária de Saúde Marilda Zanoni e as Diretoras do Departamento de Atenção à Saúde Cintia Kelly Rosner Silva e Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde Marilize Sonntag Okoinski, destacaram a importância dos cuidados relacionados a promoção e prevenção da saúde da população e registraram agradecimento a população presente nas ações, e aos servidores que não mediram esforços na execução destas importantes ações.

“Foi um mês muito intenso em todas as nossas unidades de atendimento. Ganha com isso a população com os novos conhecimentos adquiridos e nossa equipe, que a cada dia está em maior sintonia com o público que atendem”, disse a Secretária.