Prefeitura de Colombo apresenta ecossistema de inovação, Grape Tech, em Brasília

O modelo apresentado como um caso de sucesso, faz menção à produção de uva com tecnologia; Colombo tem tradição no cultivo da fruta e produção de vinhos e sucos

Representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão estiveram em Brasília, para apresentar um modelo de ecossistema de inovação, Grape Tech, durante a Conferência de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação da Anprotec.

A diretora do Departamento de Projetos e Programas da Prefeitura de Colombo, Lis Gracieli Alberti, realizou a apresentação, na última terça-feira (07), do artigo intitulado “Grape Tech: a Trajetória para a Estruturação da Incubadora Tecnológica em Colombo e as Ações para a Construção de uma Rede de Inovação”, de autoria do professor do IFPR, Eduardo Kloc.

A iniciativa é uma parceria do Sebrae/PR, da Prefeitura de Colombo, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Associação Comercial Industrial Agronegócio e Serviços de Colombo (Acic).

Para o projeto, foi desenvolvido um trabalho alinhado com as vocações do município, as tendências globais e, sobretudo, as necessidades locais. A integração entre esses atores também é fator de diferenciação, pois garante uma visão mais ampla para o projeto.

Sobre a Conferência

A conferência, realizada anualmente, reúne participantes de diversos setores do ecossistema de inovação para promover discussões aprofundadas sobre empreendedorismo inovador.

Sobre a incubadora

Foi criada com o objetivo de apoiar empresas inovadoras, independentemente de estarem constituídas ou não. Além de oferecer equipamentos de alta tecnologia, professores do IFPR e consultores do Sebrae, além de uma parceria com a Acic para conectar empresários e desenvolver projetos.

O objetivo é unir projetos de alunos do Instituto Federal do Paraná com ideias inovadoras de empreendedores locais, envolvendo diversos atores de inovação do município”, ressaltou.

Até o fim de novembro, segundo Gastão, será lançado um edital para selecionar 12 projetos para a Incubadora Grape Tech. Os interessados podem ficar atentos à página da Prefeitura de Colombo (colombo.pr.gov.br), ou do próprio Grape Tech.