Prefeitura lança programa Novos Passos

Objetivo é estimular a mudança de atitudes e comportamentos de homens que cumprem medidas protetivas e alternativas por violência doméstica familiar.

A Secretaria de Assistência Social lançou nesta quarta-feira (18), o programa Novos Passos. Supostos autores de violência doméstica e intrafamiliar com medidas protetivas, participaram do primeiro encontro reflexivo ministrado por equipes multidisciplinares, com o objetivo de estimular a mudança de atitudes e comportamentos, contribuir na construção de relações igualitárias e prevenção das reincidências.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, serão 07 encontros,realizados semanalmente, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jardim Adriana. “Este é um programa de ressocialização. Serão tratadas diversas temáticas com o intuito de levar os participantes à reflexão sobre o ato de violência. É mais uma importante ação integrada desenvolvida para fazermos de Colombo uma cidade mais justa e respeitosa com mulheres”, destacou.

A diretora do Departamento de assuntos Comunitários, Vanda de Assis, destaca que, “para a Rede de Proteção à mulher de Colombo foi dado um importante passo na humanização do trabalho com a questão da violência doméstica. Estamos criando condições de romper o ciclo da violência no município porque acreditamos, que quando a violência termina a vida recomeça”.

CRONOGRAMA

Cada etapa será desenvolvida por um órgão da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Intrafamiliar, sendo eles: Ministério Público; Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Colombo; Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS A.D; Centro de Atenção Psicossocial II; Departamento de Atenção Básica de Saúde; Coordenação de Política de Atenção às Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos.