Prefeitura promove formatura de 40 agentes comunitários de saúde e de endemias em Colombo

A certificação dos profissionais visa melhorar os indicadores de saúde

Acontece na sexta-feira, 22, às 18h30, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, a cerimônia de formatura do Curso Técnico Saúde com Agente. “A capacitação técnica desses profissionais é fundamental para garantir um serviço de qualidade à população”, disse o Prefeito Helder Lazarotto.

A ação promovida pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover a formatura e a certificação de 40 profissionais, sendo 18 agentes comunitários de saúde (ACS) e 12 de endemias (ACE) da Secretaria Municipal da Saúde.

Sobre o Programa Saúde com Agente

É uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

É uma iniciativa que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços, promovendo qualificação profissional para um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a primeira edição em 2023 formou-se mais de 170 mil agentes ACS e ACE em todo o território nacional e para o ano de 2024 possui previsão do lançamento de mais 180 mil vagas para todo o país, tendo como expectativa a formação de mais de 300 mil profissionais, até o final de 2026, no âmbito do SUS.

O município de Colombo aderiu à primeira edição ao programa, que teve início em 23/08/2022 e término em 31/08/2023, e formou 13 ACE e 17 ACS e para o ano de 2024 já realizou a adesão para a nova edição do Programa, agora chamado de Programa Mais Saúde com Agente.