Prefeitura realiza pesquisas sobre mobilidade

O levantamento de dados com a população faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Colombo

A Prefeitura Municipal de Colombo realizará pesquisas com a população para coletar dados sobre deslocamentos diários, a partir de segunda-feira (30). A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) e os resultados vão ajudar a construir o diagnóstico da mobilidade no município.

Para isso, pesquisadores identificados por coletes e crachás irão abordar os cidadãos em terminais de transporte coletivo, nos ônibus e em outros pontos estratégicos. Os técnicos também vão analisar o tráfego por meio de contagens volumétricas em diversos cruzamentos da cidade.O objetivo é compreender a atual situação da mobilidade urbana, por meio do mapeamento da circulação das pessoas e de veículos.

As informações coletadas serão analisadas e incorporadas aos estudos das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e de Planejamento, Orçamento e Gestão, eda consultoria URBTEC™ — responsáveis pelo desenvolvimento do PMU.

Por isso, a Prefeitura solicita a cooperação das pessoas para que colaborem com os pesquisadores e contribuam com os levantamentos. Também é possível participar enviando sugestões para o endereço de e-mail: mobilidadecolombo@gmail.com. Mais informações, documentos e outros conteúdos do PMU estão disponíveis na página do Plano no site da Prefeitura.

O PMU

O Plano de Mobilidade Urbana de Colombo é um instrumento de planejamento urbano utilizado para otimizar a mobilidade no município, buscando garantir mais acessibilidade e melhorar os fluxos de veículos e pessoas. Também é responsável por integrar os modos de transporte, aumentar a segurança no trânsito, entre outros aprimoramentos relativos à mobilidade.

O PMU de Colombo teve início em abril de 2022 e está sendo desenvolvido ao longo do ano. O cronograma prevê a realização de eventos públicos, como audiências e oficinas comunitárias. Os cidadãos colombenses podem acompanhar o Plano por meio das redes sociais da Prefeitura e pelo site do Plano.