Produtores de Colombo contam com o Programa Patrulha Agrícola

Agricultura oferece serviço de aragem mecanizada para auxiliar o dia a dia dos agricultores

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove diversas ações para desenvolver e fomentar a agricultura familiar do município – auxiliando os produtores no seu dia a dia. Entre eles, o Programa Patrulha Agrícola – que disponibiliza aragem mecanizada. O serviço é responsável por manter cerca de 200 famílias na atividade, e que dependem exclusivamente dos serviços prestados pela Prefeitura.

“O Programa busca fomentar a agricultura local, fixar as famílias rurais na atividade, melhorar o uso do solo e da água e favorecer a mobilidade das comunidades rurais”, explica o secretário da pasta. Jerônimo Strapasson.

O Programa disponibiliza aos agricultores a possibilidade de explorar ao máximo o que a terra tem a oferecer. São prestados serviços de preparo do solo para plantio, adequação de estradas, carreadores rurais, abertura de reservatórios de água, com licença ambiental, limpeza e manutenção de sistemas de drenagem, além de terraplanagem para construção de estufa.

Para participar do Programa Patrulha Agrícola, basta o produtor ficar atento ao processo de inscrição e contribuir com algumas as taxas. Para utilizar o trator agrícola, indiferente do implemento,o valor é de R$ 64,00 e R$ 32,00 para quem tem DAP. Já para a retroescavadeira a taxa é de R$ 80,00 e R$ 40,00 para aqueles que possuem o DAP. Vale lembrar, que o subsidio é valido para os agricultores com – Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO) e/ou Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP) ativos.

O serviço de Patrulha Agrícola conta com quatro tratores e beneficia principalmente os produtores que não teriam condições de realizar o trabalho por conta própria. Além de caminhão caçamba, trator agrícola com grade aradora, grade niveladora, subsolador, enxada rotativa, encanteiradora e retroescavadeira.

Confira os documentos necessário:

Os interessados devem comparecer na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, portando: Rg e CPF, comprovante de residência, matrícula atualizado do terreno em seu nome, em caso de não ser proprietário apresentar contrato de arrendamento, DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)) – caso tenha e o Recibo de entrega do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Serviço:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento