Programa Patrulha Agrícola: produtores rurais podem utilizar equipamentos agrícolas públicos

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, oferece diversas ações para desenvolver, fomentar a agricultura familiar do município e ainda auxiliar os produtores no seu dia a dia.

Entre eles o Programa Patrulha Agrícola, que disponibiliza máquinas e implementos agrícolas para produtores rurais. O serviço é responsável por manter cerca de 460 famílias na atividade, e que algumas dependem exclusivamente dos serviços prestados pela Prefeitura.

“A iniciativa tem o objetivo de explorar o máximo que a terra tem a oferecer, através do trabalho feito de forma subsidiada com os tratores pela secretaria e o desenvolvimento econômico e social do setor rural de Colombo”, ressalta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jerônimo Strapasson.

Sobre o serviço

São prestados serviços de preparo do solo para plantio, adequação de estradas, carreadores rurais, abertura de reservatórios de água, com licença ambiental, limpeza e manutenção de sistemas de drenagem, além de terraplanagem para construção de estufa.

O serviço de Patrulha Agrícola conta com quatro tratores e beneficia principalmente os produtores que não teriam condições de realizar o trabalho por conta própria. Além de caminhão caçamba, trator agrícola com grade aradora, grade niveladora, subsolador, enxada rotativa, encanteiradora e retroescavadeira.

Para participar do programa

O produtor que possuir o CAD-PRO e tiver interesse em participar deve ir até a secretaria e fazer o cadastro. Ele agenda o serviço em sua propriedade, entra numa fila de espera para os atendimentos.

Entre os documentos necessários estão: Rg e CPF, comprovante de residência, matrícula atualizado do terreno em seu nome, em caso de não ser proprietário apresentar contrato de arrendamento, DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou CAF ( Cadastro Nacional da Agricultura Familiar)– caso tenha e o Recibo de entrega do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Serviço:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento