Rio Palmital: Prefeitura realiza Seminário de Formação para Professores

Educação Ambiental na bacia hidrográfica do Rio Palmital visa mobilizar as entidades sobre a importância das obras das Bacias de Contenção de Enchentes no Rio Palmital

Aconteceu nesta terça-feira, 07, o Seminário de Formação para Professores sobre as “Bacias Hidrográficas do Rio Palmital” – Projeto de trabalho Técnico Socioambiental – PTTSA, no CEU das Artes. A ação visa mobilizar a todos sobre a importância do conjunto de obras que acontecem às margens do Rio Palmital, em Colombo.

O destaque foi para as participações dos professores da Universidade Federal do Paraná que abordaram temas ligados às questões ambientais fazendo interface com a realidade local.

Durante o encontro, as professoras e doutoras da UFPR Elaine de Cacia de Lima Frick e Karina Rousseng Dal Pont formaram uma equipe para compor o Projeto Expedições Geográficas com atividades de campo.

Além da equipe do professor e doutor Pedro Augusto Breda Fontão que ficou à frente do Projeto NIMBUS – A Estação Meteorológica como ferramenta para Ensino, Pesquisa e Extensão – Atividade Educação Climática.

Neste leque de ações previstas para acontecer conta com a parceria entre o Instituto Água e Terra – IAT, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Engezzi.

Já nesta ação específica, que mobilizou professores da Rede Municipal de Ensino, também estavam envolvidas a organização, entidades sociais, os técnicos das secretarias de Educação, Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Administração, Desenvolvimento Urbano e Assistência Social e os Agentes de Saúde.

Na ocasião, professores e técnicos deram início às ações educativas e de debates sobre as atividades em andamento e a necessidade de bem preservar as bacias hidrográficas do maior rio que corta grande espaço do território colombense, o Rio Palmital.

Ao total, estão previstas uma série de cinco seminários que envolvem educadores do município no debate sobre o projeto território socioambiental do Palmital, que inclui desde suas nascentes, passando por várias regiões densamente habitadas até a divisa com a cidade de Pinhais.