Equipe de Fiscalização Ambiental realiza vistoria de avaliação sonora em empresas

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente através da Equipe de Fiscalização Ambiental realizou a medição e avaliação de poluição sonora de empresas localizadas no município, após o recebimento de denúncias via protocolo.

As medições foram realizadas no período noturno, tendo em vista o maior índice de incidência de casos de poluição sonora, em regiões próximas de residências.

Para realização de medição e avaliação de poluição sonora é necessário o uso do instrumento “decibelímetro”, para captação dos níveis de pressão sonora, sendo que os limites sonoros dependem do período, seja ele diurno ou noturno e a área de localização, conforme descrito na tabela abaixo:

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente compreende-se que a importância em fazer a avaliação de ruído, conforme a Resolução ABNT NBR 10151:2019 Versão Corrigida:2020, se dá pela necessidade de padronização de incomodabilidade do ruído emitido seja ele por empreendimentos ou atividades sociais à sua vizinhança e entorno.

A Equipe de Fiscalização fez a vistoria nas empresas que apresentavam limites de ruídos acima do permitido. Dentre os estabelecimentos vistoriados, dois receberam notificação e um se manifestou assinando o termo de compromisso que exige melhorias para que não seja mais ocasionado nenhum tipo de poluição sonora.

Lembrando que os munícipes podem realizar as denúncias  de irregularidades de empresas com ruídos acima do normal via protocolo digital através do link: https://colombo.atende.net/autoatendimento/servicos/emissao-de-processo-digital ou realizar a denúncia em modo presencial no setor de protocolo da Prefeitura, no endereço: Rua XV de Novembro, 105 – Centro – Colombo – PR, das 8h às 17h.