Ação no Centro POP reuniu serviços de assistência social, saúde, trabalho, educação e cidadania para atender pessoas em situação de rua
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou, no último dia 10, o Mutirão de Serviços PopRua, ação integrada que garantiu atendimento a mais de 50 pessoas em situação de rua no município.
A iniciativa aconteceu no Centro POP e reuniu serviços essenciais para promover cidadania, inclusão social e acesso a direitos básicos.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o mutirão concentrou, em um único espaço, atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, trabalho, educação, justiça, cidadania e segurança pública.
A proposta foi facilitar o acesso da população em situação de rua às políticas públicas, por meio de atendimento organizado, humanizado e intersetorial.
Durante a ação, foram ofertados serviços como atualização do Cadastro Único, orientações socioassistenciais, atendimentos de saúde, encaminhamentos para tratamento especializado, acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), emissão de documentos, orientação jurídica e apoio para inserção no mercado de trabalho.
O mutirão contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil, incluindo a OSC Médicos de Rua, que realizou cuidados com animais de estimação, além de atividades culturais, teatro, corte de cabelo e ações de cuidado pessoal, ampliando o acolhimento e a dignidade dos atendimentos.
Além dos atendimentos técnicos, foram ofertados serviços complementares, como atividades culturais, corte de cabelo, cuidados pessoais e atendimento veterinário aos animais de estimação, por meio da parceria com a OSC Médicos de Rua.
A ação integra a política de proteção social especial do município e teve como foco ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços públicos, por meio de atendimento concentrado e intersetorial.










