Vigilância em Saúde do Trabalhador alerta sobre riscos de acidentes em trabalho em altura

No Brasil, homens de 18 a 24 anos e mulheres de 30 a 34 anos são as principais vítimas.

Realizar atividades acima de dois metros do chão, com risco de queda, já é considerado trabalho em altura. Em Colombo, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Saúde, com o intuito de garantir condições de trabalho mais seguros à população, a Prefeitura Municipal não tem empenhado esforços na orientação.

Acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47 no Brasil. É o que apontam os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) em relação apenas aos empregos formais. Ainda sobre a pesquisa, homens de 18 a 24 anos e mulheres de 30 a 34 anos são as principais vítimas.

Sobre os cuidados

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador destaca as principais medidas a serem adotadas no trabalho em altura:

• Ancoragem/amarra segura – lembre-se sempre de estar bem ancorado;
  • Treinamento específico para trabalho em altura – todo trabalho em altura precisa ser bem planejado, organizado e realizado por um profissional capacitado e autorizado;
  • Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelo trabalhador – é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo pára-quedista fixado, capacete, óculos, cinto de segurança paraquedista, trava quedas, talabarte, luvas e botas.
  • Serviço terceirizado: Ao realizar ou contratar serviços, não permita que os trabalhadores executem suas atividades sem esses equipamentos de segurança!

Quem contrata serviços em altura tem a responsabilidade de garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos. Todos somos responsáveis por evitar acidentes!