Distribuição de verduras através do Ecotroca já supera a marca de 15 toneladas de lixo reciclável trocados por alimentos em 2022

Realizado pela Prefeitura de Colombo o Programa Ecotroca que teve sua atuação regulamentada pelo Decreto 91/21, tem seu funcionamento através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

A base do programa consiste em mobilizar a população para a separação do lixo reciclável que é coletado e destinado às cooperativas cadastradas. Em troca pelo lixo coletado, os moradores de 36 localidades do município, recebem a cada 10 kg de material reciclável, um vale sacola de verduras, sendo que cada morador pode receber até duas sacolas por mês.

Segundo o diretor do Departamento de Abastecimento Vanderlei Cardoso, nas sacolas, são entregues cinco tipos diferentes de alimentos (verduras e legumes). “Em média, cada sacola soma 5kg de alimentos, e estamos atendendo as regiões com maiores concentrações de moradores e somente neste primeiro semestre, já distribuímos 1.645 sacolas e alcançamos uma arrecadação superior às 15 toneladas de lixo. Isso tem o efeito ambiental e também social, principalmente neste período em que as famílias sentem os efeitos da crise econômica”, disse Vanderlei.