A cada dez quilos de lixo apresentados pelos moradores é possível trocar por um vale sacola com cinco quilos de verduras

Em Colombo é possível trocar o lixo reciclável por hortaliças. Isso deve-se ao Programa Ecotroca desenvolvido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Nesta quinta-feira, 25, os moradores do Jardim Arapongas recebem sacolas com verduras e legumes. Moradora do bairro, há 55 anos, a dona Lenira Conceição Santiago, de 108 anos, conta que participa com frequência das entregas. “Os alimentos são de boa qualidade e tem muita variedade”, disse a primeira moradora do bairro.

A cada dez quilos de recicláveis apresentados pelos moradores, é possível trocar por um vale sacola com cinco quilos de verduras. “Por conta desse serviço o nosso bairro está sempre limpo”, enfatiza a moradora do bairro há 30 anos, Maria Alice Gasparin. Para identificar o dia de coleta dos recicláveis e entrega das hortaliças, basta acompanhar o cronograma disponibilizado pela Prefeitura Municipal que contém o endereço, horário e dias que o serviço estará disponível.

Sobre o Programa Ecotroca
O Ecotroca visa conscientizar a população sobre a maneira correta de destinar os resíduos sólidos. Também incentiva o recolhimento de materiais recicláveis para troca por sacolas de hortifruti, evitando assim, que estes objetos inutilizados sejam jogados em locais impróprios como nas ruas e rios.

Além do benefício ambiental, o Programa promove a circulação dos produtos agrícolas produzidos na cidade, além de contribuir com a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade.

• Confira a agenda do programa: