Escola de Gestão Pública

Escola de Gestão Pública apoia Simulação da Reunião da ONU 2023

A Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Escola de Gestão Pública, apoiou nesta quarta-feira (08/11) a 1° Simulação da Reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) promovida pelo Colégio Menino Jesus.

A simulação é uma iniciativa que ajuda a disseminar as boas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante a atividade, os estudantes do Colégio Menino Jesus assumiram os papéis de delegados dos Estados-membros da ONU e discutiram possíveis soluções para os temas que demandam a atenção de toda a população global, contribuindo para que o mundo se torne mais acessível e justo para todos.

Todo o trabalho foi acompanhado pela equipe diretiva e pedagógica do colégio:

• ROSI MILANI MACHADO / DIRETORA
  • THIAGO MILANI MACHADO / VICE DIRETOR
  • JULIANE DESIDÉRIO MACHADO / AUXILIAR DE DIREÇÃO
  • ANGÉLICA CORADIN TORQUES / COORDENADORA PEDAGÓGICA

Orientado e supervisionado pela equipe docente:

• DEYVISON LUCAS ONGARO ARCIE / PROFESSOR DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
  • FELIPE MARCILIO MACHADO / PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • GABRIEL FURMANN TAVARES ALVES / PROFESSOR DE HISTÓRIA E CULTURA DIGITAL
  • JOÃO PEDRO CREVONIS GALEGO / PROFESSOR DE QUÍMICA, MATEMÁTICA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
  • WILLIAN FELIPE BARBOSA KRUSCIELSKI / PROFESSOR DE MATEMÁTICA E FÍSICA

A ação educativa contou ainda, com a presença do Prefeito Helder Lazarotto, do Secretário de Governo Ademir Garcia, do Secretário de Administração Ismailin Schoretter e da Professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública.

Para Willian Felipe Barbosa Kruscielski, professor de Matemática e Física, a simulação da ONU é uma atividade educativa que visa desenvolver as habilidades de pesquisa, argumentação, resolução de problemas, negociação e liderança dos estudantes, além de ampliar a sua consciência sobre as questões internacionais. Neste exercício os estudantes tiveram que respeitar as diferenças culturais, políticas e econômicas entre as nações. Essa experiência nos mostrou que a educação pode ser um instrumento poderoso para a construção de um futuro melhor para todos. A simulação da ONU foi uma oportunidade para todos os envolvidos desenvolverem competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. Foi também uma forma de despertar o interesse pela política, pela diplomacia e pelos direitos humanos. Esse momento foi uma experiência enriquecedora e que as discussões aqui realizadas possam contribuir para o avanço da Agenda 2030, que é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para nossa prosperidade.

Já para Deyvison Lucas Ongaro Arcie, professor de Filosofia e Sociologia, esse exercício de simulação da ONU foi muito mais que uma experiência diferenciada, foi uma vivência incrível que trouxe muitos benefícios para a formação dos nossos alunos, tais como:

Conscientização Global: essa experiência expõe os estudantes a uma variedade de questões internacionais, desde direitos humanos e segurança internacional até desenvolvimento sustentável e comércio global.

Habilidades de Comunicação: Durante as simulações da ONU, os estudantes são incentivados a debater, negociar e colaborar com seus colegas de maneira respeitosa e eficaz. Isso desenvolve habilidades de comunicação oral e escrita, ajudando na preparação para textos do ENEM e Vestibular.

Pensamento Crítico: Participar de uma simulação da ONU requer que os estudantes pesquisem profundamente os tópicos atribuídos, analisem informações e desenvolvam argumentos sólidos.

Empatia e Tolerância: envolve representar países diferentes, essa experiência pode promover empatia, compreensão intercultural e tolerância, habilidades essenciais em um mundo diverso e interconectado.

Conexão entre Teoria e Prática: permite que os alunos apliquem conceitos teóricos aprendidos na sala de aula a situações do mundo real. Isso torna o aprendizado mais tangível e significativo.

Estamos muito empolgados com este evento que ao ser realizado na Câmara Municipal de Colombo, “casa do povo colombense”, trouxe uma experiência única e um papel crucial na promoção da consciência cidadã, além do exercício expor os estudantes a questões globais, promovendo empatia e compreensão, e incentivando a assumir a responsabilidade por um mundo melhor tanto para cada aluno, como para cada pessoa e autoridade presente como cada pessoa que nos acompanhou pela live desta simulação. Acrescentou o professor Deyvison Lucas.