Influenza ou Gripe Aviária: quais os cuidados ao encontrar animais silvestres vivos ou mortos

Após a confirmação de novos casos de gripe aviária (H5N1) no Paraná, pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente solicita que ao identificar animais – vivos ou mortos – com suspeita da doença, o cidadão não encoste nas aves.

A Gripe Aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença pode ser transmitida para humanos, mas os casos são raros.

“Pedimos à população que ao se deparar com uma ave ferida e ou morta procure comunicar os órgãos competentes. E, principalmente, evite encostar nos animais ou até mesmo em locais contaminados”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Zé Vicente.

Os sinais clínicos de gripe aviária, de acordo com a ADAPAR, podem ser identificados através do andar cambaleante; torcicolo; dificuldade respiratória, e animal girando em seu próprio eixo.

Alerta de emergência zoosanitária no Paraná

Após a confirmação de dois novos casos de gripe aviária, no Paraná – o Estado contabiliza cinco casos de gripe aviária. O Paraná tem casos confirmados da doença em aves da espécie Trinta-Réis-Real e Gaivota-maria-velha. O primeiro diagnóstico foi emitido no dia 23 de junho, para um ave encontrada em Antonina; o segundo foi no dia 24 de junho, em Pontal do Paraná. O terceiro foi confirmado dia 27 de junho, na Ilha do Mel, em Paranaguá.

Saiba como agir ao encontrar aves feridas ou mortas:

• Não encoste e nem se aproximar das aves mortas, caídas ou com comportamento
    suspeito;
  • Entre em contato com os órgãos responsáveis informando o local em que há aves suspeitas.

TELEFONES ÚTEIS

ADAPAR

• Curitiba: (41) 3313-4000
  • Antonina: (41) 3432-4384
  • Guaratuba: (41) 3472-1003
  • Paranaguá: (41) 3427-6350

Caso você tenha tido contato com algum animal debilitado, informe a Secretaria de Saúde.
SESA: (41) 99117-0444

Registro de animais silvestres debilitados:
Escritório Regional IAT: (41) 3424-5016

Informar sobre encalhes de animais marinhos, ou de outros animais marinhos não sintomáticos:
Projeto de Monitoramento de Praias/UFPR: